MÓDULOS 1, 2 e 3

Material de Estudo para Musicalidade Consciente

Uma partilha de Mestre Negoativo, Ativista Cultural, Capoeirista, Músico e Pesquisador.

Descubra a dimensão da musicalidade orgânica e expressiva com Mestre Negoativo e reencontre com a sua própria identidade sonora.

U1
U2
U3

Mestre Negoativo te faz um convite especial, uma viagem musical que se inicia em África e deságua em terras brasileiras. Ele contará como o Arco primitivo acessou sua vida ainda criança e suas primeiras ações como ativista cultural em sua comunidade. Mostrará um pouco de seu engajamento com as linguagens artísticas, cinema, literatura e música, suas vivências, aprendizados e partilhas nas comunidades quilombolas.

 

A proposta do curso é conduzir o participante a uma relação e escuta mais atenta e consciente com os sons que acontecem ao seu redor, e também com as cantigas e canções que embalam e conduzem nossas emoções e pensamento. Assim, a intenção é abrir um campo maior de sensibilidade auditiva, tanto para os iniciados na Capoeira e na relação com o Berimbau, como também para pesquisadores e admiradores da arte negra e do público em geral.

 

Com essa condução, a relação com a música em geral e com o seu Berimbau-de-Barriga fará mais sentido, percebendo as expressões e nuances sonoras, os elementos constitutivos e as especificidades de cada toque, ritmo e tradição. Perceberá as intenções e fundamentos dos Toques compartilhados, cada Toque do Berimbau é um código de acesso, ativação, “corpo ancestral”.

 

​O Mestre desenha o trajeto apontando caminhos para uma musicalidade mais orgânica, demonstrando diálogos entre os instrumentos na formação da bateria, suas afinações, além de análises históricas e reflexões que contribuem para despertar o ouvido musical. A intenção é fazer com que cada participante se aproxime cada vez mais de uma musicalidade intuitiva, mais fiel e condizente com a prática dos antigos Mestres e Mestras do Saberes Populares.

Ao concluir todo o Material de Estudo, você passará de um ouvinte curioso a um apreciador sonoro da vida, da beleza, da arte e da organicidade da natureza e da gente mesmo.

 

 “Só existe música porque existe silêncio”.

Toque da Bangüela  – Rítmo - U1

Toque da Bangüela Solta – Rítmo - U2

Elementos da Natureza U3

Esse Material de Estudos é indicado pra você que:

  • Deseja sair da rasura cotidiana e aprofundar na musicalidade consciente;

  • Ter uma relação mais orgânica com o Berimbau-de-Barriga e não somente mecânica;

  • Tocar os toques dos antigos e saber seus fundamentos.

Sobre esta partilha,

Com este Material de Estudo, compartilho com você minhas experiências e vivências de campo acumuladas ao longo de mais de 40 anos, atuando na Arte, principalmente na capoeiragem e na musicalidade. Enquanto pesquisador, músico e facilitador dos saberes populares dos antigos mestres e mestras.

Onde você terá um maior entendimento entre as frequências sonoras e os elementos da natureza.

O Que você vai aprender?

  • Educar o ouvido musical;

  • Aguçar a sua sensibilidade musical;

  • Distinguir a diferença entre ouvir, escutar e entender o Som; 

  • Como arquear seu Berimbau e afinar na nota de origem;

  • A relação do ouvido musical com a afinação baixa;

  • Perceber e apreciar o silêncio musical;

  • Como extrair a nota definida do Berimbau-de-Barriga;

  • Entender e conectar com o Arco Musical, conscientizar que é um instrumento primitivo de mãe África;

  • Porque esta rica ritualística dos antigos foi silenciada, qual a interferência da ditadura militar nesse processo;

  • Como ler os sons por meio de símbolos e cores e poder escrever todos eles em uma linguagem simples e eficiente;

  • Não somente aprender executar o toque, mas apreciar suas nuances, expressões e dinâmicas musicais;

  • Como tocar o toque com acompanhamento em diferentes andamentos (velocidade).

  • Os elementos fundamentais da música: Ritmo. Melodia e harmonia em diálogo com os elementos da natureza humana: Ritmo fisiológico, Afetividade e o Mental e as 04 propriedades do Som.

  • Permitir uma maior sensibilidade auditiva

  • Perceber e apreciar os sons da natureza

  • Sentir e escutar o próprio som do organismo

  • Acessar a memória afetiva por meio da melodia e harmonia

  • Conhecer as nuances e a expressividade das características do som

  • Exercitar a nossa própria relação com o mundo por meio de nossos ouvidos

  • Perceber a velocidade e a agudez do mundo moderno

  • Mergulhar e aprofundar em nossa historia musical, desde as cantigas de ninar, as brincadeiras musicais e o som produzido pela a natureza

 

O Após esta experiência você será capaz de:

  • APROXIMAR DA MUSICALIDADE DOS ANTIGOS MESTRES

  • PERMITIR O DESPERTAR DA SUA PERCEPÇÃO MUSICAL

  • APRESENTAR A RELAÇÃO DO ARCO MUSICAL COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA

  • CONHECER E ENTENDER OS PROCESSOS HISTÓRICOS QUE INFLUENCIARAM NA RITUALÍSTICA DA CAPOEIRA

  • SE CONNECTAR COM O COMPO VIBRACIONAL DA AFINAÇÃO BAIXA E OS SONS DA NATUREZA 

  • APRECIAR O SILÊNCIO MUSICAL

  • LER E ECREVER OS SONS DOS TOQUES UTILIZANDO A CARTILHA SONORA

  • PERCEBER OS 12 SONS QUE O BERIMBAU-DE-BARRIGA REPRODUZ 

  • EXECUTAR ÀS, 03 TRADICIONAIS FRASES E VARIAÇÕES  DA BANGUELA - PLAY ALONG

  • COMO SEGURAR E EQUILIBRAR O BERIMBAU-DE-BARRIGA

  • PRESERVAR O SEU BERIMBAU - DE - BARRIGA, COM ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS DOS CUIDADOS

  • AFINAR O SEU BERIMBAU - DE - BARRIGA E MANTER AFINAÇÃO SEM DESCER OU SUBIR O TOM

  • AFINAR O BERIMBAU-DE-BARRIGA UTILIZANDO APENAS SEU SMARTPHONE

  • ARQUEAR O BERIMBAU-DE-BARRIGA EVITANDO DANOS AO SEU INSTRUMENTO.

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