Material de Estudo para Musicalidade Consciente

Uma partilha de Mestre Negoativo, Ativista Cultural, Capoeirista, Músico e Pesquisador.

Descubra a dimensão da musicalidade orgânica e expressiva com Mestre Negoativo e reencontre com a sua própria identidade sonora.

Mestre Negoativo te faz um convite especial, uma viagem musical que se inicia em África e deságua em terras brasileiras. Ele contará como o Arco primitivo acessou sua vida ainda criança e suas primeiras ações como ativista cultural em sua comunidade. Mostrará um pouco de seu engajamento com as linguagens artísticas, cinema, literatura e música, suas vivências, aprendizados e partilhas nas comunidades quilombolas.

 

A proposta do curso é conduzir o participante a uma relação e escuta mais atenta e consciente com os sons que acontecem ao seu redor, e também com as cantigas e canções que embalam e conduzem nossas emoções e pensamento. Assim, a intenção é abrir um campo maior de sensibilidade auditiva, tanto para os iniciados na Capoeira e na relação com o Berimbau, como também para pesquisadores e admiradores da arte negra e do público em geral.

 

Com essa condução, a relação com a música em geral e com o seu Berimbau-de-Barriga fará mais sentido, percebendo as expressões e nuances sonoras, os elementos constitutivos e as especificidades de cada toque, ritmo e tradição. Perceberá as intenções e fundamentos dos Toques compartilhados, cada Toque do Berimbau é um código de acesso, ativação, “corpo ancestral”.

 

​O Mestre desenha o trajeto apontando caminhos para uma musicalidade mais orgânica, demonstrando diálogos entre os instrumentos na formação da bateria, suas afinações, além de análises históricas e reflexões que contribuem para despertar o ouvido musical. A intenção é fazer com que cada participante se aproxime cada vez mais de uma musicalidade intuitiva, mais fiel e condizente com a prática dos antigos Mestres e Mestras do Saberes Populares.

Ao concluir todo o Material de Estudo, você passará de um ouvinte curioso a um apreciador sonoro da vida, da beleza, da arte e da organicidade da natureza e da gente mesmo.

 

 “Só existe música porque existe silêncio”.

Mestre Negoativo te faz um convite especial, uma viagem musical que se inicia em África e deságua em terras brasileiras. Ele contará como o Arco primitivo acessou sua vida ainda criança e suas primeiras ações como ativista cultural em sua comunidade. Mostrará um pouco de seu engajamento com as linguagens artísticas, cinema, literatura e música, suas vivências, aprendizados e partilhas nas comunidades quilombolas.

 

A proposta do curso é conduzir o participante a uma relação e escuta mais atenta e consciente com os sons que acontecem ao seu redor, e também com as cantigas e canções que embalam e conduzem nossas emoções e pensamento. Assim, a intenção é abrir um campo maior de sensibilidade auditiva, tanto para os iniciados na Capoeira e na relação com o Berimbau, como também para pesquisadores e admiradores da arte negra e do público em geral.

 

Com essa condução, a relação com a música em geral e com o seu Berimbau-de-Barriga fará mais sentido, percebendo as expressões e nuances sonoras, os elementos constitutivos e as especificidades de cada toque, ritmo e tradição. Perceberá as intenções e fundamentos dos Toques compartilhados, cada Toque do Berimbau é um código de acesso, ativação, “corpo ancestral”.

 

​O Mestre desenha o trajeto apontando caminhos para uma musicalidade mais orgânica, demonstrando diálogos entre os instrumentos na formação da bateria, suas afinações, além de análises históricas e reflexões que contribuem para despertar o ouvido musical. A intenção é fazer com que cada participante se aproxime cada vez mais de uma musicalidade intuitiva, mais fiel e condizente com a prática dos antigos Mestres e Mestras do Saberes Populares.

Ao concluir todo o Material de Estudo, você passará de um ouvinte curioso a um apreciador sonoro da vida, da beleza, da arte e da organicidade da natureza e da gente mesmo.

 

 “Só existe música porque existe silêncio”.

MÓDULO 3

Elementos da Música e da Natureza Humana – Propriedades do Som

  • Os elementos fundamentais da música: Ritmo. Melodia e harmonia em diálogo com os elementos da natureza humana: Ritmo fisiológico, Afetividade e o Mental e as 04 propriedades do Som.

  • Permitir uma maior sensibilidade auditiva

  • Perceber e apreciar os sons da natureza

  • Sentir e escutar o próprio som do organismo

  • Acessar a memória afetiva por meio da melodia e harmonia

  • Conhecer as nuances e a expressividade das características do som

  • Exercitar a nossa própria relação com o mundo por meio de nossos ouvidos

  • Perceber a velocidade e a agudez do mundo moderno

  • Mergulhar e aprofundar em nossa historia musical, desde as cantigas de ninar, as brincadeiras musicais e o som produzido pela a natureza

Com este Material de Estudo, compartilho com você minhas experiências e vivências de campo acumuladas ao longo de mais de 40 anos, atuando na Arte, principalmente na Capoeira e na Música. Enquanto pesquisador, músico e facilitador dos saberes populares dos antigos mestres e mestras, agrupo nesse curso lentamente elaborado, uma estimada reunião de partilhas, pesquisas, estudos, técnicas, pensamentos e aprimoramentos. 

Este Material de Estudo é indicado para você que: 

Deseja sair de um contato superficial e mergulhar em uma relação mais profunda com a musicalidade;

Ter uma relação mais orgânica com o Berimbau-de-Barriga e não somente mecânica;

Depoimentos dos participantes do grupo de estudos – Berimbau -de-Barriga

  • O que você VAI APRENDER com o MATERIAL DE ESTUDO

  • Educar o ouvido musical;

  • Aguçar a sua sensibilidade musical;

  • Distinguir a diferença entre ouvir, escutar e entender o Som; 

  • Como arquear seu Berimbau e afinar na nota de origem;

  • A relação do ouvido musical com a afinação baixa;

  • Perceber e apreciar o silêncio musical;

  • Como extrair a nota definida do Berimbau-de-Barriga;

  • Permitir uma relação mais orgânica com o Berimbau;

  • Entender e conectar com o Arco Musical, conscientizando que é um instrumento primitivo de mãe África;

  • Contexto histórico e filosófico;

  • Não somente aprender executar o toque, mas apreciar suas nuances, expressões e dinâmicas musicais;

Mestre Negoativo - Ativista Cultural, Pesquisador, Capoeirista e Músico.

Filho do êxodo rural dos anos 60 e nascido na comunidade do Maria Goretti, na capital mineira, graduado pela faculdade da vida, M. Negoativo é autodidata com uma vasta experiência de campo e vivência nas manifestações Bantus de Minas Gerais, na Capoeira e no universo da Música e da Arte afro-brasileira.

Considera seu maior aprendizado ter convivido e vivenciado com os Mestres e Mestras do Vissungo e com o grande maestro da Capoeira Mestre Waldemar da Liberdade. Pesquisador por natureza, M. Negoativo gravou e produziu a importante  entrevista-sonora “Estive na Liberdade e falei com Mestre Waldemar”, realizada em 1987, o autor possui também um livro de pesquisa histórica e antropológica sobre a história e consolidação da Capoeira em Minas Gerais – “Capoeiragem no País das Gerais”. 

Na atualidade, M. Negoativo atua ministrando cursos, oficinas e vivências sobre a Musicalidade da Capoeira e o Berimbau-de-Barriga por diversas regiões do globo - cativando estudantes por todos os continentes. O ativista/músico/pesquisador coordena também o Espaço Cultural Lamparina, no qual ocorrem encontros, aulas abertas para toda comunidade e eventos sócio-culturais. Atualmente, o Mestre está em processo de criação e gravação do seu primeiro álbum solo intitulado “Arco Ancestral”, em breve disponível nas plataformas.

 
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