top of page

Material de Estudo para Musicalidade Consciente

Uma partilha de Mestre Negoativo, Ativista Cultural, Capoeirista, Músico e Pesquisador.

Descubra a dimensão da musicalidade orgânica e expressiva com Mestre Negoativo e reencontre com a sua própria identidade sonora.

Mestre Negoativo te faz um convite especial, uma viagem musical que se inicia em África e deságua em terras brasileiras. Ele contará como o Arco primitivo acessou sua vida ainda criança e suas primeiras ações como ativista cultural em sua comunidade. Mostrará um pouco de seu engajamento com as linguagens artísticas, cinema, literatura e música, suas vivências, aprendizados e partilhas nas comunidades quilombolas.

 

A proposta do curso é conduzir o participante a uma relação e escuta mais atenta e consciente com os sons que acontecem ao seu redor, e também com as cantigas e canções que embalam e conduzem nossas emoções e pensamento. Assim, a intenção é abrir um campo maior de sensibilidade auditiva, tanto para os iniciados na Capoeira e na relação com o Berimbau, como também para pesquisadores e admiradores da arte negra e do público em geral.

 

Com essa condução, a relação com a música em geral e com o seu Berimbau-de-Barriga fará mais sentido, percebendo as expressões e nuances sonoras, os elementos constitutivos e as especificidades de cada toque, ritmo e tradição. Perceberá as intenções e fundamentos dos Toques compartilhados, cada Toque do Berimbau é um código de acesso, ativação, “corpo ancestral”.

 

​O Mestre desenha o trajeto apontando caminhos para uma musicalidade mais orgânica, demonstrando diálogos entre os instrumentos na formação da bateria, suas afinações, além de análises históricas e reflexões que contribuem para despertar o ouvido musical. A intenção é fazer com que cada participante se aproxime cada vez mais de uma musicalidade intuitiva, mais fiel e condizente com a prática dos antigos Mestres e Mestras do Saberes Populares.

Ao concluir todo o Material de Estudo, você passará de um ouvinte curioso a um apreciador sonoro da vida, da beleza, da arte e da organicidade da natureza e da gente mesmo.

 

 “Só existe música porque existe silêncio”.

Mestre Negoativo te faz um convite especial, uma viagem musical que se inicia em África e deságua em terras brasileiras. Ele contará como o Arco primitivo acessou sua vida ainda criança e suas primeiras ações como ativista cultural em sua comunidade. Mostrará um pouco de seu engajamento com as linguagens artísticas, cinema, literatura e música, suas vivências, aprendizados e partilhas nas comunidades quilombolas.

 

A proposta do curso é conduzir o participante a uma relação e escuta mais atenta e consciente com os sons que acontecem ao seu redor, e também com as cantigas e canções que embalam e conduzem nossas emoções e pensamento. Assim, a intenção é abrir um campo maior de sensibilidade auditiva, tanto para os iniciados na Capoeira e na relação com o Berimbau, como também para pesquisadores e admiradores da arte negra e do público em geral.

 

Com essa condução, a relação com a música em geral e com o seu Berimbau-de-Barriga fará mais sentido, percebendo as expressões e nuances sonoras, os elementos constitutivos e as especificidades de cada toque, ritmo e tradição. Perceberá as intenções e fundamentos dos Toques compartilhados, cada Toque do Berimbau é um código de acesso, ativação, “corpo ancestral”.

 

​O Mestre desenha o trajeto apontando caminhos para uma musicalidade mais orgânica, demonstrando diálogos entre os instrumentos na formação da bateria, suas afinações, além de análises históricas e reflexões que contribuem para despertar o ouvido musical. A intenção é fazer com que cada participante se aproxime cada vez mais de uma musicalidade intuitiva, mais fiel e condizente com a prática dos antigos Mestres e Mestras do Saberes Populares.

Ao concluir todo o Material de Estudo, você passará de um ouvinte curioso a um apreciador sonoro da vida, da beleza, da arte e da organicidade da natureza e da gente mesmo.

 

 “Só existe música porque existe silêncio”.

MÓDULO 2

Toque de Bangüela Solta

  • APROXIMAR DA MUSICALIDADE DOS ANTIGOS MESTRES

  • PERMITIR O DESPERTAR DA SUA PERCEPÇÃO MUSICAL

  • A RELAÇÃO DO ARCO MUSICAL COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA

  • PROCESSOS HISTÓRICOS QUE INFLUENCIARAM NA RITUALÍSTICA DA CAPOEIRA

  • A AFINAÇÃO BAIXA E OS SONS DA NATUREZA - O SILÊNCIO MUSICAL

  • CARTILHA SONORA – (Linguagem do Som) COMO ESCREVER OS SONS E TOQUES

  • OS 12 SONS QUE O BERIMBAU-DE-BARRIGA REPRODUZ 

  • ÀS 03 TRADICIONAIS FRASES E VARIAÇÕES DA BANGÜELA - PLAY ALONG

  • COMO SEGURAR E EQUILIBRAR O BERIMBAU-DE-BARRIGA

  • PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES PARA PRESERVAR O SEU BERIMBAU - DE - BARRIGA

  • COMO AFINAR O SEU BERIMBAU E MANTER AFINAÇÃO SEM DESCER OU SUBIR O TOM

  • COMO AFINAR O BERIMBAU-DE-BARRIGA UTILIZANDO SEU SMARTPHONE

  • COMO ARQUEAR O BERIMBAU-DE-BARRIGA

Com este Material de Estudo, compartilho com você minhas experiências e vivências de campo acumuladas ao longo de mais de 40 anos, atuando na Arte, principalmente na Capoeira e na Música. Enquanto pesquisador, músico e facilitador dos saberes populares dos antigos mestres e mestras, agrupo nesse curso lentamente elaborado, uma estimada reunião de partilhas, pesquisas, estudos, técnicas, pensamentos e aprimoramentos. 

Este Material de Estudo é indicado para você que: 

Deseja sair de um contato superficial e mergulhar em uma relação mais profunda com a musicalidade;

Ter uma relação mais orgânica com o Berimbau-de-Barriga e não somente mecânica;

Tocar alguns toques dos antigos e saber seus fundamentos.

Depoimentos dos participantes do grupo de estudos – Berimbau -de-Barriga

  • O que você VAI APRENDER com o MATERIAL DE ESTUDO

  • Educar o ouvido musical;

  • Aguçar a sua sensibilidade musical;

  • Distinguir a diferença entre ouvir, escutar e entender o Som; 

  • Como arquear seu Berimbau e afinar na nota de origem;

  • A relação do ouvido musical com a afinação baixa;

  • Perceber e apreciar o silêncio musical;

  • Como extrair a nota definida do Berimbau-de-Barriga;

  • Permitir uma relação mais orgânica com o Berimbau;

  • Aprender as frases específicas de cada toque;

  • Entender e conectar com o Arco Musical, conscientizando que é um instrumento primitivo de mãe África;

  • Contexto histórico e filosófico;

  • Como ler os sons por meio de símbolos e cores e poder escrever todos eles em uma linguagem simples e eficiente;

  • Não somente aprender executar o toque, mas apreciar suas nuances, expressões e dinâmicas musicais;

  • Como tocar o toque com acompanhamento em diferentes andamentos (velocidade).

Mestre Negoativo - Ativista Cultural, Pesquisador, Capoeirista e Músico.

Filho do êxodo rural dos anos 60 e nascido na comunidade do Maria Goretti, na capital mineira, graduado pela faculdade da vida, M. Negoativo é autodidata com uma vasta experiência de campo e vivência nas manifestações Bantus de Minas Gerais, na Capoeira e no universo da Música e da Arte afro-brasileira.

Considera seu maior aprendizado ter convivido e vivenciado com os Mestres e Mestras do Vissungo e com o grande maestro da Capoeira Mestre Waldemar da Liberdade. Pesquisador por natureza, M. Negoativo gravou e produziu a importante  entrevista-sonora “Estive na Liberdade e falei com Mestre Waldemar”, realizada em 1987, o autor possui também um livro de pesquisa histórica e antropológica sobre a história e consolidação da Capoeira em Minas Gerais – “Capoeiragem no País das Gerais”. 

Na atualidade, M. Negoativo atua ministrando cursos, oficinas e vivências sobre a Musicalidade da Capoeira e o Berimbau-de-Barriga por diversas regiões do globo - cativando estudantes por todos os continentes. O ativista/músico/pesquisador coordena também o Espaço Cultural Lamparina, no qual ocorrem encontros, aulas abertas para toda comunidade e eventos sócio-culturais. Atualmente, o Mestre está em processo de criação e gravação do seu primeiro álbum solo intitulado “Arco Ancestral”, em breve disponível nas plataformas.

Who Are We
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
bottom of page